boletim informativo
busca

O que é silício?

Agrosilício . Representantes . Silício



O silício (Si) é o segundo elemento em abundância na crosta terrestre, estando logo após o oxigênio. O Si se acumula nos tecidos de todas as plantas, representando entre 0,1 a 10% da matéria seca das mesmas.

O Silício é reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, como micronutriente. Estudos realizados com o Silício demonstram o efeito de sua aplicação no aumento da produção de diversas culturas. Entre os principais benefícios do Silício nas plantas destacam-se o aumento da tolerância ao stress hídrico, aumento da capacidade fotossintética, redução na transpiração e aumento na resistência ao ataque de insetos, nematóides, bactérias e fungos e na melhoria do estado nutricional.

O Si penetra na planta na forma de ácido monossilícico - H4SiO4, e o efeito da proteção mecânica do Si nas plantas é atribuído, principalmente, ao depósito na parede celular na forma de silica amorfa (SiO2.nH2O) com a a formação de uma dupla camada de sílica cuticular

A maioria dos tipos de solo encontrados no Brasil é pobre em silício solúvel (disponível para as plantas) devido ao acelerado processo de intemperismo em regiões de clima tropical, portanto esperam-se respostas positivas para a aplicação de silício na forma de fertilizantes e/ou corretivos silicatados.

A principal fonte de silício para aplicação, via solo, são os Silicatos de Cálcio e Magnésio. Os efeitos benéficos da aplicação destes Silicatos estão, normalmente, associados ao aumento na disponibilidade do Si, na elevação do pH e no aumento do Ca e Mg trocável do solo. Os silicatos também podem atuar nas reduções de toxicidade do Fe, Mn e Al, para as plantas, além de aumentar a disponibilidade de P no solo.

Ambientalmente a aplicação dos Silicatos, por não liberar CO2 para a atmosfera em sua reação no solo, não contribui para o aumento do efeito estufa. Sabe-se que nas reações dos carbonatos com o solo há liberação de 44% de CO2 para atmosfera.

Os silicatos são 6,78 vezes mais solúveis que os calcários fornecendo os nutrientes e corrigindo a acidez do solo de forma mais rápida.
(ANDA BOLETIM N°6)


voltar

© 2014 Harsco Minerais - Todos os direitos reservados

Ello Comunicação e Design